Equipamentos de Segurança

Equipamentos de Segurança


Rafting / Duck

Equipamentos com especificações da International Rafting Federation (IRF), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo INMETRO. Adequados ao tamanho e volume de água dos rios, e aos diferentes percursos, níveis de dificuldade e segurança de cada roteiro.

Após a realização de cada atividade, todos passam por um processo de lavagem, higienização e de manutenção, sendo sempre revisados pelos integrantes de nossa equipe.

Em todas as atividades de descida de corredeiras, é obrigatório aos participantes: a utilização de capacete, colete e calçado com solado de borracha. A equipe de profissionais da Lumiar Aventura tem disponível, como medida de segurança, um kit de primeiros socorros e outro de resgate especializado (roldanas, grampos, fitas tubulares e etc.).

Descrição dos equipamentos

  • Capacete: Indispensável em qualquer atividade de AVENTURA, protege de vários perigos, desde um simples escorregamento a um choque nas pedras.

  • Coletes : Indispensável a atividade de descida de bote inflável, além de flutuar em caso de queda do bote o mesmo protege de choque nas pedras.

  • Remos: Também indispensável a pratica da atividade o remo é usado com os comandos frente, ré, parou além disso serve como ferramenta de resgate.

  • Caiaques Ducks: Os caiaques infláveis Duck são confeccionadas em tecidos de PVC ou Raypalon rígidos especiais para descida de rio em corredeiras, resistentes e apropriados a atividade para 2 pessoas sendo sempre um condutor.

Técnicas Verticais

Equipamentos com especificações técnicas aprovadas pela UIAA – Union Internationale Des Associations D’Alpinisme. Indicados para a realização segura das atividades em diferentes níveis de dificulades.

Após a realização de cada programação, passam por um processo de verificação, limpeza e manutenção, sendo constantemente revisados pelos integrantes de nossa equipe.

Em todas as atividades é obrigatório aos participantes a utilização de: capacete, boldrier e calçado com solado de borracha. Nossa equipe possui como medida de segurança, um kit de primeiros socorros e outro de equipamentos especializados para eventual resgate.

Descrição dos equipamentos

  • Mosquetões de aço: usados na ancoragem da corda em que é feita a descida. Os de aço são os mais recomendados por terem uma resistência e durabilidade maior.

  • Mosquetão de alumínio: Servem para ligar o Freio à cadeirinha.

  • Fitas Solteiras: São as mais aconselhadas para se fazer ancoragens, por resistirem bastante e serem mais confiáveis.

  • Cordas: Usadas para fazer a descida, devem ser do tipo que possuem “alma”, ou seja, que tenham um núcleo trançado independente além da capa (parte externa). De preferência deve ser de material muito resistente, como o Nylon e o Polipropileno.

  • Luvas: Servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda. Serve também para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.

  • Capacete: Indispensável em qualquer atividade radical, protege de vários perigos, desde deslizamentos de pedras à queda acidental de um equipamento de um praticante que esteja acima de você.

  • Freio 8 (ou blocante): De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. É esta peça que lhe dá o controle da descida.

  • Baudriers (ou Cadeirinha): Uma espécie de “cinta” que envolve as pernas e os quadris dando o aspecto de uma “cadeirinha” mesmo. Pode ser fabricada (costurada em modelos) ou pode ser feita de cabo solteiro (pedaço de corda do mesmo material usado na corda do rappel, em média de 5m, podendo variar de acordo com as exigências do praticante.